NOSSA HISTÓRIA

Considerada hoje uma das escolas mais inovadoras do Brasil, o Elvira Brandão tem uma história que começou há mais de um século.

Nós do Elvira, nos orgulhamos por sermos pioneiros em inovações educacionais, formando não somente profissionais bem-sucedidos, como também, cidadãos preparados o mundo!

Nosso colégio surgiu a partir de um dos primeiros cursos preparatórios de São Paulo, sendo uma escola mista, em uma época onde isso era incomum. Ainda que tenhamos mudado bastante desde então, nossa escola continua tendo como princípios o respeito à diversidade, a abertura ao novo e a preocupação com a aprendizagem efetiva dos estudantes, que já era marca registrada do Elvira desde que foi fundado.

ano

Nasce Elvira Sabino. Excelente aluna, se formou como professora pela Escola Normal Caetano de Campos, escola renomada, em São Paulo. Começou a lecionar na Escola Modelo São José, em São Paulo. Se casou cedo, tornando-se Elvira Sabino Brandão.

img
1904

Formada em 1903, sendo separada do marido e com uma filha para criar, iniciou aulas particulares no porão da sua própria casa, no Largodo Arouche, com especialidade em matemática. O sucesso foi tamanho, que passou a expandir suas atividades, preparando pequenas turmas de candidatas ao concorrido concurso da Escola Normal Caetano de Campos, em todas as matérias necessárias.

img 1

Precursora:
O “Cursinho da Dona Elvira Brandão” foi um dos primeiros cursinhos preparatórios em são Paulo.

ano

Com suas economias, comprou uma casa na Rua Major Sertório, usando sua sala de jantar para dar aulas.

img
ano 1

Para ficar mais perto do irmão, se mudou para a Alameda Santos, esquina da Rua Augusta, onde instalou algumas salas de aula. A partir desse ano, sua filha Aída assumiu a direção do que se tornaria o Externato Elvira Brandão.

img 1
ano 2

O crescimento foi constante e, em 1930, o Externato passou a funcionar na Alameda Jaú, entre Rua Augusta e Padre João Manoel. Lá, lecionava-se Francês e Inglês, além das matérias obrigatórias.

O Elvira Brandão sempre deu muita importância à arte, formando assim, vários escritores, pintores, atores e músicos de renome.

A Escola de Arte Dramática, hoje na USP, começou suas atividades pelas mãos de seu fundador Alfredo Mesquita, ex-aluno do Elvira.

img 2
ano 3

Aposenta-se Aída, passando a direção do colégio para duas antigas professoras Maria Osório Teixeira e Marina Penteado.

img 3
ano 4

Os netos de Elvira Brandão, resolveram então abrir o seu próprio Curso Ginasial, e convidaram Camila Caiuby Nardy, sua bisneta.

Em 1971 começou a funcionar o Ginásio, que logo se mostrou muito procurado. O prédio da Jaú já não comportava mais o número de alunos e também as necessárias quadras esportivas.

ano 5

O Elvira se muda para a Chácara Santo Antônio, onde outras disciplinas foram introduzidas, como criatividade e expressão corporal. Os alunos já permaneciam no colégio, cada série uma vez por semana, para que todas as disciplinas pudessem caber na grade. Com a enorme procura pelo Externato, houve a necessidade da criação da Educação Infantil e, em 1975, a abertura do Curso Colegial.

A sede do Colégio Elvira Brandão permanece na mesma localização até hoje!

img 4
ano 6

O colégio passou a oferecer esportes, como futebol, vôlei, basquete, handebol e karatê. E formou as primeiras seleções para campeonatos locais e estaduais.

img 5
ano 7

Inaugura o período Integral para o nível Fundamental.

Camada 1
ano 15

Criação do Laboratório de Informática, em que os alunos do Ginásio trabalhavam com a programação Logo. Uma das primeiras escolas na época a investir na linguagem da tecnologia educacional.

TIMELINE LABORATORIO
ano 8

Inauguração do Berçário.

Vector Smart Object 1
ano 9

O Elvira comemorou seus 100 anos de história com uma festa que reuniu estudantes, ex-alunos, ex-professores e famílias. "Foram tantas pessoas!".

Vector Smart Object 2
ano 10

O Elvira Brandão iniciou um período de mudanças planejado para ser constitutivo de uma nova etapa em sua história. Para acompanhar as transformações de uma sociedade veloz e conectada, o Colégio Elvira Brandão começou a apostar em novos métodos que fortalecem o protagonismo dos estudantes. Mudanças na gestão e no projeto pedagógico envolveram da infraestrutura à formação dos educadores.

selo

Em dezembro de 2016, o Elvira Brandão foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) entre as 178 instituições educacionais brasileiras inovadoras.

Se credencia à UNESCO como escola associada da rede PEA no Brasil, defendendo os direitos humanos e da criança e do adolescente em suas

logo unesco
ano 11

Reconhecido por gestores, educadores e estudantes como o ano de consolidação do novo projeto educacional do colégio. A redação do manifesto, propósito, missão, visão e valores do Elvira Brandão daquele momento em diante, passaram a fundamentar as novas práticas estabelecidas, a partir de então, sempre em processos colaborativos e exaustivamente planejados.

ano 11

O FRACTAL
é inaugurado como um espaço permanente de formação e desenvolvimento dos colaboradores e educadores do Elvira.

selo 1

Em março, pelo FRACTAL em parceria com a ELECTI iniciamos o processo de formação de todos os nossos educadores em FACILITADORES, seguindo a metodologia dos 8 pilares de facilitação da Electi. Em agosto, implantamos o PM CANVAS como ferramenta de planejamento estratégico da escola e iniciamos a personalização dessa ferramenta para uso pedagógico consolidando nosso projeto pedagógico baseado em 3 pilares: metodologia de projetos, metodologias ativas e cultura de inovação.

Início da disciplina de PROJETOS INTERDISCIPLINARES na grade curricular oficial da escola em todos os segmentos. 

O Elvira recebeu o certificado de Escola Inovadora pelo Movimento de Inovação na Educação, realizado pela Cidade Escola Aprendiz, Ashoka e Fundação Telefônica Vivo. Dessa forma é reconhecidamente um polo de produção de inovação na educação.

Saiba mais sobre a Plataforma - http://movinovacaonaeducacao.org.br/o-movimento/

selo 2

Neste ano, participamos pela primeira vez do Fórum de Discussão Juvenil da FAAP com 6 estudantes. Após a participação nesta edição da FAAP esses estudantes iniciaram internamente no Elvira o EB WORLD para disseminar a cultura da simulação dos debates da ONU e preparar nossos estudantes para o Fórum oficial da FAAP.

ano 12

Em 2018 consolidamos o FRACTAL como REDE APRENDENTE integrando escolas parceiras num processo de troca, compartilhamento de práticas e espaços de formação de seus gestores e educadores. O Elvira Brandão passa a receber visitas de escolas do Brasil inteiro, só neste ano foram mais de 100 instituições de ensino e empresas que vieram conhecer o Elvira e saber mais sobre nossas práticas, processos e modelo de gestão.

Ampliamos o uso do CANVAS como ferramenta de planejamento pedagógico no Ensino Fundamental e Médio, garantindo a identidade do nosso projeto pedagógico em todos os segmentos da escolaridade.

elvira

O Integral Bilíngue é ampliado para todos os segmentos se tornando ELVIRA PLUS (com uma proposta integral de artes, esportes, alimentação, estudos e aprofundamento no idioma inglês).

ano 12

No Fórum FAAP de 2018 a delegação do Elvira contou com a participação de 12 estudantes e o EB WORD interno teve a participação de 78 estudantes envolvidos em 6 comitês e 2 dias de debates.

O Ensino Médio do Elvira passa a atuar numa perspectiva 360O com foco no desenvolvimento integral do estudante. Inserimos a disciplina de Iniciação Científica como parte integrante do currículo a partir do 9º ano.

Em setembro, realizamos o primeiro intercâmbio internacional na Argentina, participando com 16 estudantes da Semana Internacional da Ciência, da arte e do esporte, promovida pelo Colégio Dante Alighieri, em Campana - AR.

Vector Smart Object 3
EM 360
ano 13

Consolidação do modelo de Gestão com base no desenvolvimento Humano e mapeamento de Competências de Liderança. Matriz de Competências da Gestão e dos Educadores.

100% do currículo alinhado com a BNCC em todos os segmentos.

Em parceria com a GEEKIE, adotamos o uso de Chromebooks para todas as turmas a partir do 9º ano, e da plataforma de conteúdo digital GEEKIE ONE, consolidando a atmosfera digital da escola.

geekie

No Fórum FAAP de 2019 o Elvira levou a sua maior delegação de todas as edições. Foram 27 estudantes. O EB WORLD teve a maior participação da sua história com 103 estudantes, incluindo uma escola convidada.

Em julho foi lançado, em parceria com os educadores e estudantes do Médio, o ARRASE - programa de preparação para vestibulares e concursos

geekie copy

Atualização dos documentos oficiais da escola PPP - Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar com base no novo projeto educacional.

Ampliação da REDE FRACTAL com a realização de mais de 60 workshops, potencializando o desenvolvimento de mais de 360 educadores de todo o Brasil.

O Elvira Brandão é reconhecido como Escola de Excelência Educativa e Inovadora na América Latina pela ODAEE - Organización de las Américas para la Excelencia Educativa.

selo 3
ano 14
Vector Smart Object 4

Ampliamos o usoda plataforma GEEKIE ONE de conteúdo digital e dos Chromebooks para todas as turmas do Ensino Fundamental II.

Lançamento das TRILHAS em todos os segmentos.

Reformulação do organograma do Elvira, destacando a família e os estudantes como centro do nosso processo, além da ampliação da equipe estratégica com a inclusão das lideranças de diferentes bases do nosso projeto educacional.

Atualização do nosso infográfico institucional ampliando os 3 pilares e aprofundando o conceito de escola aprendente com base nas 5 disciplinas de Peter Senge.

Em março, com a pandemia da COVID-19 o Elvira transformou todo o seu processo pedagógico para o formato 100% remoto reagindo de forma rápida e eficiente à demanda imposta pelo cenário global.

Em abril de 2020 foram realizadas com sucesso, as primeiras avaliações trimestrais de forma 100% online e remotas.

Em maio, foi lançado o site Comunidade Solidária Elvira Brandão, divulgando produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores pequenos comerciantes da nossa comunidade.

Group 3

NOSSA HISTÓRIA

Considerada hoje uma das escolas mais inovadoras do Brasil, o Elvira Brandão tem uma história que começou há mais de um século.

Nós do Elvira, nos orgulhamos por sermos pioneiros em inovações educacionais, formando não somente profissionais bem-sucedidos, como também, cidadãos preparados o mundo!

Nosso colégio surgiu a partir de um dos primeiros cursos preparatórios de São Paulo, sendo uma escola mista, em uma época onde isso era incomum. Ainda que tenhamos mudado bastante desde então, nossa escola continua tendo como princípios o respeito à diversidade, a abertura ao novo e a preocupação com a aprendizagem efetiva dos estudantes, que já era marca registrada do Elvira desde que foi fundado.

ano

Nasce Elvira Sabino. Excelente aluna, se formou como professora pela Escola Normal Caetano de Campos, escola renomada, em São Paulo. Começou a lecionar na Escola Modelo São José, em São Paulo. Se casou cedo, tornando-se Elvira Sabino Brandão.

img
1904

Formada em 1903, sendo separada do marido e com uma filha para criar, iniciou aulas particulares no porão da sua própria casa, no Largodo Arouche, com especialidade em matemática. O sucesso foi tamanho, que passou a expandir suas atividades, preparando pequenas turmas de candidatas ao concorrido concurso da Escola Normal Caetano de Campos, em todas as matérias necessárias.

img 1

Precursora:
O “Cursinho da Dona Elvira Brandão” foi um dos primeiros cursinhos preparatórios em são Paulo.

ano

Com suas economias, comprou uma casa na Rua Major Sertório, usando sua sala de jantar para dar aulas.

img
ano 1

Para ficar mais perto do irmão, se mudou para a Alameda Santos, esquina da Rua Augusta, onde instalou algumas salas de aula. A partir desse ano, sua filha Aída assumiu a direção do que se tornaria o Externato Elvira Brandão.

img 1
ano 2

O crescimento foi constante e, em 1930, o Externato passou a funcionar na Alameda Jaú, entre Rua Augusta e Padre João Manoel. Lá, lecionava-se Francês e Inglês, além das matérias obrigatórias.

O Elvira Brandão sempre deu muita importância à arte, formando assim, vários escritores, pintores, atores e músicos de renome.

A Escola de Arte Dramática, hoje na USP, começou suas atividades pelas mãos de seu fundador Alfredo Mesquita, ex-aluno do Elvira.

img 2
ano 3

Aposenta-se Aída, passando a direção do colégio para duas antigas professoras Maria Osório Teixeira e Marina Penteado.

img 3
ano 4

Os netos de Elvira Brandão, resolveram então abrir o seu próprio Curso Ginasial, e convidaram Camila Caiuby Nardy, sua bisneta.

Em 1971 começou a funcionar o Ginásio, que logo se mostrou muito procurado. O prédio da Jaú já não comportava mais o número de alunos e também as necessárias quadras esportivas.

ano 5

O Elvira se muda para a Chácara Santo Antônio, onde outras disciplinas foram introduzidas, como criatividade e expressão corporal. Os alunos já permaneciam no colégio, cada série uma vez por semana, para que todas as disciplinas pudessem caber na grade. Com a enorme procura pelo Externato, houve a necessidade da criação da Educação Infantil e, em 1975, a abertura do Curso Colegial.

A sede do Colégio Elvira Brandão permanece na mesma localização até hoje!

img 4
ano 6

O colégio passou a oferecer esportes, como futebol, vôlei, basquete, handebol e karatê. E formou as primeiras seleções para campeonatos locais e estaduais.

img 5
ano 7

Inaugura o período Integral para o nível Fundamental.

Camada 1
ano 15

Criação do Laboratório de Informática, em que os alunos do Ginásio trabalhavam com a programação Logo. Uma das primeiras escolas na época a investir na linguagem da tecnologia educacional.

TIMELINE LABORATORIO
ano 8

Inauguração do Berçário.

Vector Smart Object 1
ano 9

O Elvira comemorou seus 100 anos de história com uma festa que reuniu estudantes, ex-alunos, ex-professores e famílias. "Foram tantas pessoas!".

Vector Smart Object 2
ano 10

O Elvira Brandão iniciou um período de mudanças planejado para ser constitutivo de uma nova etapa em sua história. Para acompanhar as transformações de uma sociedade veloz e conectada, o Colégio Elvira Brandão começou a apostar em novos métodos que fortalecem o protagonismo dos estudantes. Mudanças na gestão e no projeto pedagógico envolveram da infraestrutura à formação dos educadores.

selo

Em dezembro de 2016, o Elvira Brandão foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) entre as 178 instituições educacionais brasileiras inovadoras.

Se credencia à UNESCO como escola associada da rede PEA no Brasil, defendendo os direitos humanos e da criança e do adolescente em suas

logo unesco
ano 11

Reconhecido por gestores, educadores e estudantes como o ano de consolidação do novo projeto educacional do colégio. A redação do manifesto, propósito, missão, visão e valores do Elvira Brandão daquele momento em diante, passaram a fundamentar as novas práticas estabelecidas, a partir de então, sempre em processos colaborativos e exaustivamente planejados.

ano 11

O FRACTAL
é inaugurado como um espaço permanente de formação e desenvolvimento dos colaboradores e educadores do Elvira.

selo 1

Em março, pelo FRACTAL em parceria com a ELECTI iniciamos o processo de formação de todos os nossos educadores em FACILITADORES, seguindo a metodologia dos 8 pilares de facilitação da Electi. Em agosto, implantamos o PM CANVAS como ferramenta de planejamento estratégico da escola e iniciamos a personalização dessa ferramenta para uso pedagógico consolidando nosso projeto pedagógico baseado em 3 pilares: metodologia de projetos, metodologias ativas e cultura de inovação.

Início da disciplina de PROJETOS INTERDISCIPLINARES na grade curricular oficial da escola em todos os segmentos. 

O Elvira recebeu o certificado de Escola Inovadora pelo Movimento de Inovação na Educação, realizado pela Cidade Escola Aprendiz, Ashoka e Fundação Telefônica Vivo. Dessa forma é reconhecidamente um polo de produção de inovação na educação.

Saiba mais sobre a Plataforma - http://movinovacaonaeducacao.org.br/o-movimento/

selo 2

Neste ano, participamos pela primeira vez do Fórum de Discussão Juvenil da FAAP com 6 estudantes. Após a participação nesta edição da FAAP esses estudantes iniciaram internamente no Elvira o EB WORLD para disseminar a cultura da simulação dos debates da ONU e preparar nossos estudantes para o Fórum oficial da FAAP.

ano 12

Em 2018 consolidamos o FRACTAL como REDE APRENDENTE integrando escolas parceiras num processo de troca, compartilhamento de práticas e espaços de formação de seus gestores e educadores. O Elvira Brandão passa a receber visitas de escolas do Brasil inteiro, só neste ano foram mais de 100 instituições de ensino e empresas que vieram conhecer o Elvira e saber mais sobre nossas práticas, processos e modelo de gestão.

Ampliamos o uso do CANVAS como ferramenta de planejamento pedagógico no Ensino Fundamental e Médio, garantindo a identidade do nosso projeto pedagógico em todos os segmentos da escolaridade.

elvira

O Integral Bilíngue é ampliado para todos os segmentos se tornando ELVIRA PLUS (com uma proposta integral de artes, esportes, alimentação, estudos e aprofundamento no idioma inglês).

ano 12

No Fórum FAAP de 2018 a delegação do Elvira contou com a participação de 12 estudantes e o EB WORD interno teve a participação de 78 estudantes envolvidos em 6 comitês e 2 dias de debates.

O Ensino Médio do Elvira passa a atuar numa perspectiva 360O com foco no desenvolvimento integral do estudante. Inserimos a disciplina de Iniciação Científica como parte integrante do currículo a partir do 9º ano.

Em setembro, realizamos o primeiro intercâmbio internacional na Argentina, participando com 16 estudantes da Semana Internacional da Ciência, da arte e do esporte, promovida pelo Colégio Dante Alighieri, em Campana - AR.

Vector Smart Object 3
EM 360
ano 13

Consolidação do modelo de Gestão com base no desenvolvimento Humano e mapeamento de Competências de Liderança. Matriz de Competências da Gestão e dos Educadores.

100% do currículo alinhado com a BNCC em todos os segmentos.

Em parceria com a GEEKIE, adotamos o uso de Chromebooks para todas as turmas a partir do 9º ano, e da plataforma de conteúdo digital GEEKIE ONE, consolidando a atmosfera digital da escola.

geekie

No Fórum FAAP de 2019 o Elvira levou a sua maior delegação de todas as edições. Foram 27 estudantes. O EB WORLD teve a maior participação da sua história com 103 estudantes, incluindo uma escola convidada.

Em julho foi lançado, em parceria com os educadores e estudantes do Médio, o ARRASE - programa de preparação para vestibulares e concursos

geekie copy

Atualização dos documentos oficiais da escola PPP - Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar com base no novo projeto educacional.

Ampliação da REDE FRACTAL com a realização de mais de 60 workshops, potencializando o desenvolvimento de mais de 360 educadores de todo o Brasil.

O Elvira Brandão é reconhecido como Escola de Excelência Educativa e Inovadora na América Latina pela ODAEE - Organización de las Américas para la Excelencia Educativa.

selo 3
ano 14
Vector Smart Object 4

Ampliamos o usoda plataforma GEEKIE ONE de conteúdo digital e dos Chromebooks para todas as turmas do Ensino Fundamental II.

Lançamento das TRILHAS em todos os segmentos.

Reformulação do organograma do Elvira, destacando a família e os estudantes como centro do nosso processo, além da ampliação da equipe estratégica com a inclusão das lideranças de diferentes bases do nosso projeto educacional.

Atualização do nosso infográfico institucional ampliando os 3 pilares e aprofundando o conceito de escola aprendente com base nas 5 disciplinas de Peter Senge.

Em março, com a pandemia da COVID-19 o Elvira transformou todo o seu processo pedagógico para o formato 100% remoto reagindo de forma rápida e eficiente à demanda imposta pelo cenário global.

Em abril de 2020 foram realizadas com sucesso, as primeiras avaliações trimestrais de forma 100% online e remotas.

Em maio, foi lançado o site Comunidade Solidária Elvira Brandão, divulgando produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores pequenos comerciantes da nossa comunidade.

Group 3