Qual é a nossa proposta pedagógica para a Educação Infantil e para o 1º ano?

1

A nossa articuladora pedagógica Luciana Gama explica os nossos princípios, a nossa linha pedagógica, os valores que estão conduzindo nossas atividades, no que acreditamos e o que estamos construindo no Elvira.

por Luciana Gama

A proposta pedagógica do Elvira Brandão segue a linha Sociointeracionista, baseada nos pressupostos teóricos de Vygotsky, que parte da suposição de que o aluno constrói o conhecimento na sua interação com o meio e com o outro.

Os projetos desenvolvidos possibilitam uma integração entre os conteúdos formais e os aspectos do cotidiano, respeitando as necessidades e o planejamento de cada faixa etária.

Compreendemos a criança como um ser humano completo e único, capaz de pensar, criar hipóteses, experimentar o mundo, ter opiniões sobre coisas, histórias e fatos, contar histórias, falar sobre suas histórias.

Para nós, educar significa estar junto, construir, vivenciar, atuar, trocar, ceder, descobrir e humanizar, estabelecendo uma interação dinâmica com o grupo. Educar significa também respeitar a criança: ela não é um miniadulto, mas um ser que tem características, sensibilidade e lógica próprias. Assim, desenvolvimento, transformação e crescimento são partes desse processo global.

Entendemos que a Educação Infantil tem um papel social de valorizar os conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Defendemos alguns direitos e valores como eixo central de todas as nossa atividades:

  • Autoestima e Autonomia – atuar de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Brincar – através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca. O brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo mesma, com o outro, com o mundo.
  • Socialização – estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de colaboração e cooperação.
  • Responsabilidade – compartilhar decisões e participar da elaboração das regras de convivência, cumprindo as “combinados” da turma.
  • Curiosidade e Observação – observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Identidade e Empatia – desenvolver a percepção de si e do outro, aprender a se colocar no lugar do outro e perceber diferentes pontos de vista.
  • Interação e Comunicação – utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Este é o nosso desafio diário: propiciar uma aprendizagem através de vivências e experiências, que faça sentido para nossas crianças. Que desperte o prazer de viver esse processo e que celebre cada conquista.

Uma escola para todos e uma escola para cada um

 

Elvira Infantil

Comments (1)

Que bom seria se todos os sites fossem tão bons quanto esse. Eu não perderia tanto tempo procurando por informações. Abraço e sucesso


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X