Elvira de Portas Abertas apresenta projetos dos estudantes – Confira!

No dia 24 de agosto, o Elvira abre suas portas para celebrar o processo de aprendizagem, inovação, empreendedorismo de nossos estudantes. É o evento Elvira de Portas Abertas, que apresenta os projetos desenvolvidos por nossos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio durante o primeiro semestre de 2019.

Metodologia de Projetos é um dos pilares da nossa proposta pedagógica. A cada bimestre os estudantes são mobilizados para resolver um problema, um desafio, uma situação. O ponto de partida é sempre uma questão motivadora que provoca os estudantes a se aprofundarem nessa temática e buscarem soluções.

Utilizando ferramentas e conceitos de Design Thinking, método científico, trabalho colaborativo e cultura maker, cada grupo de projeto tem a liberdade de construir sua própria linha de investigação e aprofundamento, gerando trabalhos completamente diferenciados uns dos outros, embora a questão motivadora tenha sido a mesma.

Durante esse processo de aprofundamento e investigação de soluções os estudantes mobilizam conhecimentos de todas as áreas, aplicando os conceitos estudados em cada uma das disciplinas. A aprendizagem se torna contextualizada, significativa e com aplicações efetivas no mundo real.

Na edição deste ano, as temáticas dos projetos que estarão em exposição no Portas Abertas serão as seguintes:

Elvira Baby:
– Uma vivência para os cinco sentidos.

Educação Infantil:
– Pequenos Artistas, Grande Obras – Galeria de arte com as obras produzidas pelas turmas da Educação Infantil inspiradas em famosos artistas brasileiros: Tarsila, Ivan Cruz, Cícero Dias, Cândido Portinari, entre outros.

1º ano do Fundamental I:
– Da descoberta à autoria.

2º ao 5º ano do Fundamental I:
– Viagem: Como podemos planejar uma viagem nacional e resolver os imprevistos durante essa viagem?
– Alimentação: Como podemos ajudar um amigo a se alimentar melhor para ter mais energia e uma vida mais saudável?

Fundamental II: 
– Quem sou eu? Como podemos valorizar e reconhecer nossa personalidade?
– Nos Bastidores da Notícia: Como podemos desenvolver nosso senso critico para não ser manipulado pela mídia?

Ensino Médio:
– Arte e Coletividade: Como podemos representar nossa turma numa obra de arte única?
– Educação Financeira: Como podemos proteger nosso dinheiro e ter uma vida economicamente saudável e equilibrada?

Numa proposta artística diferente das usuais Feiras de Ciências ou Feiras Culturais, no Portas Abertas os estudantes produzem instalações artísticas que representam a temática do seu projeto, seu percurso de investigação e o produto final. Dessa forma, as instalações são autoexplicativas, e o visitante poderá percorrer toda a mostra conversando com os estudantes e interagindo com as propostas.

TALKS – Durante todo o evento também teremos apresentações de nossos estudantes e educadores, expondo a nossa proposta de aprendizagem por projetos. Essas apresentações acontecerão de 30 em 30 minutos no auditório.

O evento é aberto à comunidade e às escolas visitantes, e acontece no sábado, dia 24 de agosto, das 9h às 13h.

Venha prestigiar!

 

Institucional , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X