Primeira Jornada de Iniciação Científica do Colégio Elvira Brandão.

(Por Dayane Silva – Coordenadora da iniciação científica)

“Este evento é o fechamento do processo da metodologia científica. Um passo muito importante: a divulgação dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano na disciplina de Iniciação Científica. Vocês terão oportunidade de descobrir um pouco mais sobre assuntos de interesse dos nosso pequenos pesquisadores.
De drones ao funk, de bolas de futebol do futuro à violência contra mulher. Foram escolhidos os mais diversos temas de pesquisa.
Aqueles que os intrigavam, que eram uma paixão ou simplesmente, que despertavam a curiosidade deles.
E assim se constrói a ciência.
Assim se desenvolve o conhecimento humano.
A partir de uma pergunta, a ciência toma sua forma. Não por hipóteses vazias, que vem da cabeça, mas num processo muito bem estruturado.
Certa vez, Newton disse:
“Se consegui ver mais longe é porque estava aos ombros de gigantes”. Os gigantes a que Newton se referia eram o italiano Galileu Galilei e o alemão Johannes Kepler.
Por sua vez, Galileu e Kepler estiveram aos ombros de um outro gigante, um pouco anterior, o monge polaco Nicolau Copérnico, que desafiou a longa tradição geocêntrica ao afirmar que a Terra se movia em torno do Sol.
Em tempos de Terra Plana e fake news, de muita informação com pouca referência, de achismos e opiniões se propagando como verdades, faz-se necessário fornecer aos nossos jovens ferramentas e orientação para que estes se apropriem do conhecimento desenvolvido pela humanidade.
Assim como diz nosso manifesto, buscamos nesta trajetória por uma aprendizagem autoral, legítima e significativa, que despertasse o prazer de viver este processo, apoiando e orientando cada grupo.
Hoje, celebramos cada uma das conquistas.
Parabéns aos estudantes pelo empenho. Que todos aproveitem a Jornada.”

Fundamental II , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X