Nossos Pilares

Uma das escolas mais
inovadoras do Brasil!

Somos uma escola em movimento, aprendente, conectada e atual. Nos constituímos de relações afetivas e valorizamos a experiência. Buscamos uma aprendizagem autoral, legítima e significativa que desperte o prazer de viver esse processo, apoiando e celebrando cada conquista.

Uma escola para todos e uma escola para cada um.

Nossos pilares

Cultura Maker

Menos
Blá Blá Blá
e mais
Vrum Vrum Vrum

Um dos espaços no qual acontecem essas vivências é o L@b Criativo, o espaço maker do Elvira. Nele há bancadas com diversas ferramentas, como chave de fenda e serrote, impressora 3D, máquinas para ensino de programação, entre outros equipamentos.

Esse é um ambiente que respira criação e invenção, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecerem diversas ferramentas, manipulá-las e utilizá-las para criarem seus próprios projetos.

A possibilidade da experimentação, da escolha de caminhos e a compreensão dos erros como parte de um processo criativo são algumas das marcas da experiência dos estudantes no L@b Criativo.

ASSISTA AO VÍDEO

A Cultura Maker tem por objetivo desenvolver
três perfis de competências nos estudantes:

Perfil

Empreendedor

FAZER ACONTECER
Desenvolve a autonomia, a perseverança, a comunicação e a visão de longo prazo.

Perfil

Designer

CRIAR SOLUÇÕES
Desenvolve o aprendizado interativo e experimental, a autoconfiança, a colaboração e a resolução criativa de problemas.

Perfil

Maker

EXPLORAR O MUNDO
Desenvolve a capacidade de estar aberto para o novo, a empatia, o pensamento critíco e o aprendizado tecnológico

Metodologias Ativas

Na prática, a teoria
faz muito mais sentido.

As aulas expositivas dão lugar às novas tecnologias e ao protagonismo dos estudantes com o uso de Metodologias Ativas, incorporadas ao projeto pedagógico do Elvira. Nesse novo modelo de ensino, o jovem participa ativamente do processo de construção do conhecimento.

As atividades desafiam os estudantes ao apresentarem novas propostas de apresentação dos conteúdos e de resolução dos problemas abordados. Todo esse processo é mediado pela equipe de educadores do Elvira.

O que trabalhamos em
Metodologias Ativas
faz muito mais sentido.

ENSINO HÍBRIDO
Os estudantes aprendem o conteúdo em diferentes plataformas digitais, como: computadores portáteis, games, aplicativos, celulares, entre outros. A integração de recursos tecnológicos ao ensino enriquece o aprendizado e ajuda a aprofundar o conhecimento.

 

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES
As atividades são elaboradas a partir de um tema central. São montadas estações de trabalho com ferramentas tecnológicas, por onde os estudantes circulam durante a aula. O conteúdo apresentado é trabalhado de diferentes formas: experimentos, desenhos, maquetes, entre outros.

 

SALA DE AULA INVERTIDA
O estudante prepara em casa o assunto sugerido pelo professor (e em alguns momentos pelo próprio estudante) e propõe soluções para serem trabalhadas em sala de aula junto com os educadores e colegas. Os nossos professores também elaboram videoaulas para serem aplicadas a esse modelo.

 

PLATAFORMAS ADAPTATIVAS
As plataformas adaptativas oferecem exercícios personalizados para cada estudante. Essa ferramenta permite a avaliação de desempenho ao longo dos anos e o acompanhamento das habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas. Os professores têm a possibilidade de ajustar o conteúdo a ser aplicado de acordo com a necessidade de cada estudante.

 

Formação

A melhor escola é aquela
que tem a melhor equipe

A capacitação dos nossos educadores e o aprimoramento de suas práticas pedagógicas são realizados por meio das Células de Aprofundamento. Todo conteúdo trabalhado é composto por nossos pilares e dividido em três células: Metodologias Ativas, Metodologia de Projetos e Cultura Maker.

O conceito de células em que acreditamos difere do de um grupo de estudo, que é centrado em si mesmo e fechado em suas produções. Ao contrário disso, a nossa Célula de Aprofundamento traz em si a essência da multiplicação.

As células reúnem-se uma vez por semana para estudo e aprofundamento de suas temáticas. Todos os professores do Elvira integram pelo menos uma das três células, pois sabem que essa troca de conhecimento se propaga pelo colégio e entre os demais professores, impactando positivamente o processo de aprendizagem dos nossos estudantes.

O Elvira ainda complementa a formação dos nossos docentes por meio de cursos realizados com empresas parceiras que acreditam em nossa proposta pedagógica.

Colmeia

Artística, colaborativa
e por toda parte

Colmeia promove arte e música
O Elvira possui uma equipe composta por especialistas de diferentes áreas (como música, arte, pedagogia, psicologia, nutrição, entre outras), que, juntos, formam a Colmeia.

O grupo é responsável por promover a atmosfera artística no colégio, atuando no planejamento e na mediação de projetos interdisciplinares de arte e música das nossas turmas, inclusive no contraturno, contribuindo com o seu olhar diferenciado, acolhedor e afetuoso.

Disseminar a cultura e o conhecimento
As atividades são elaboradas junto com os professores e acontecem semanalmente. Elas têm como objetivo disseminar a cultura e o conhecimento entre os estudantes.

Práticas mais humanas
A ideia de criar a Colmeia surgiu do desejo de ressignificar o papel do inspetor dentro do colégio em busca de práticas mais humanas no ambiente educacional.

Ensino-Aprendizagem

Crianças e jovens

aptos a lidarem com os desafios
de um mundo em total

transformação

Ensino, aprendizado e afeto

Nós, do Elvira Brandão, acreditamos na construção do aprendizado de maneira colaborativa e afetuosa, promovendo o protagonismo do estudante e a troca de experiências. Estimulamos nossos estudantes a produzirem conhecimento e a manifestarem suas opiniões, sendo participativos dentro e fora da sala de aula, o que os torna ativos no contexto escolar e cidadãos atuantes na comunidade.

Os nossos três pilares e o sociointeracionismo

A nossa proposta pedagógica é composta por três pilares que se conectam de forma interdisciplinar: Metodologias Ativas, Metodologia de Projetos e Cultura Maker. São eixos importantes de nossas engrenagens, que não param de rodar para construir a melhor escola para e com os nossos estudantes. Para isso, trabalhamos com uma proposta sociointeracionista, em que a experiência interpessoal dentro e fora da escola vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural e dá condições fundamentais para o crescimento das crianças e dos adolescentes.

Espaço maker

Buscando essa eficiência, o nosso colégio oferece um ambiente escolar onde as competências e as habilidades dos estudantes são estimuladas com a orientação de nossa equipe de educadores e por meio de recursos tecnológicos e digitais presentes na sala de aula, em nosso espaço maker (no L@b Criativo, no laboratório de experimentações) e em muitos outros espaços do Elvira.

Metodologias de Projetos

Várias disciplinas ao mesmo
tempo de um jeito estimulante

Projetos colaborativos

A Metodologia de Projetos integra as diferentes áreas do conhecimento. Os projetos são desenvolvidos de forma colaborativa entre os nossos estudantes e educadores para a construção do aprendizado. Tudo isso aliado ao uso de tecnologias digitais.

Atividades interdisciplinares

Os projetos trabalhados no Elvira fazem parte da grade curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A equipe de educadores do Elvira desenvolve um tema central do cotidiano e elabora atividades interdisciplinares e contextualizadas, com a finalidade de priorizar a experiência e de motivar a participação dos nossos estudantes.

Ampliar a visão de mundo

Acreditamos que o uso de Metodologia de Projetos desperta o interesse dos nossos estudantes pela pesquisa e pela investigação e os torna capazes de articular pontos de vista críticos sobre a sociedade e o mundo.

Atmosferas

Mais do que aulas, conceitos
que permeiam o nosso dia a dia

Afinal, o que são as nossas atmosferas?
Imagine uma atividade ao ar livre em que os estudantes ensaiam uma peça de teatro para a disciplina de Ciências. Para aprofundar a temática e registrar esse momento, a educadora de espaço usa os recursos do nosso espaço maker, o L@b Criativo. Os grupos ainda compõem uma música em inglês e cantam ao som de instrumentos tocados por nossa Colmeia. São experiências que acontecem durante todo o ano em diferentes formatos e de maneira interdisciplinar.

Vocês sabem quais são as nossas atmosferas?
Aqui no Elvira, nós trabalhamos com três atmosferas: digital, artística e bilíngue. Vamos te apresentar a cada uma delas:

BILÍNGUE
O aprendizado da língua inglesa está inserido em nossa grade curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A imersão no idioma ocorre de forma gradativa, respeitando os diferenciais de cada série, e em situações reais, de forma natural.

A nossa equipe de educadores especializados promove uma abordagem lúdica, que abrange artes, expressão corporal, tecnologias, culinárias, brincadeiras e contação de histórias. O Elvira Plus é a modalidade integral do colégio, bilíngue em sua essência. No Plus, todas as atividades são conduzidas em inglês.

O Elvira Plus é o integral do colégio e bilíngue em sua essência. Nele, todas as atividades são conduzidas em inglês.

ARTÍSTICA
Música, arte e cultura são essenciais para o Elvira e estão presentes em todos os momentos junto com a nossa Colmeia, responsável por propagar essa atmosfera em conjunto com os nossos professores nas aulas, nos projetos, nas oficinas e nas saídas pedagógicas. Dessa forma, valorizamos as vivências artísticas dos nossos estudantes.

Nosso colégio oferece oficinas de artes plásticas, RPG, coral, aulas de violão e teclado, street dance e balé. Essas oficinas acontecem de acordo com o interesse dos estudantes e as propostas dos educadores. Temos um ateliê de artes que possibilita a experimentação e o desenvolvimento da criatividade dos nossos estudantes.

DIGITAL
A tecnologia está inserida na rotina escolar do Elvira. O uso das ferramentas digitais, além de facilitar a conexão entre os nossos estudantes e professores, permite a expansão do conhecimento e o acesso a novas formas de aprendizagem.

A partir do 4o ano do Fundamental I, os nossos estudantes recebem um e-mail Google e utilizam as ferramentas do Google Education no dia a dia. Disponibilizamos tablets, notebooks e estação de trabalho Google em diferentes ambientes do colégio.

O Elvira possui o L@b Criativo, o nosso parque tecnológico, com ferramentas de Fab Lab (laboratório de fabricação), mecânica, marcenaria e eletrônica para ajudar no processo criativo e de invenção dos nossos estudantes em projetos e oficinas de diferentes disciplinas. Os estudantes do Fundamental I ao Ensino Médio estão envolvidos em projetos de programação Arduino, Scratch e Makey Makey.

Venha para o Elvira

Basta preencher o formulário a seguir e logo entraremos em contato para agendar uma visita.

X