A importância da leitura para os bebês

Nossos bebês começaram a levar para casa, toda semana, um livrinho para partilhar momentos importantes com o papai e a mamãe. E quem explica essa dinâmica é a nossa Líder de Berçário do Elvira Baby, Bárbara Rui Ordones de Castro.

“Desde o nascimento, o bebê encontra no rosto da mamãe e do papai, as suas primeiras leituras. Na voz deles, acompanha a musicalidade que se distingue da voz de outros adultos. O bebê capta os movimentos faciais, o olhar, o movimento da cabeça. E aos poucos constrói com essa linguagem, repertório e significados. Por isso dizem que o primeiro livro do bebê é o rosto dos familiares.

Nos trava-línguas, cantigas de ninar, lengalengas e parlendas, encontramos muitos elementos que brincam com a linguagem, contribuindo com grande eficiência no desenvolvimento da comunicação do bebê e na sua criação de sentidos através da narrativa verbal.

Por isso, nos momentos de convivência é importante o adulto parar, prestar atenção, estar realmente disponível para perceber as diferentes formas que o bebê encontra para se comunicar, seja apontando com o dedo para uma palavra ou imagem, seja na tentativa de virar a página ou de morder sempre um mesmo livro.

Essas ações não são aleatórias. As escolhas do bebê privilegiam suas necessidades e desenvolvem o imaginário.

Ler livros para um bebê faz com que esses objetos ganhem um valor simbólico para o pequeno, assim como tem a chupeta, a boneca, o carrinho, a bola. Mesmo que os bebês permaneçam pouco tempo prestando atenção, a leitura é entendida por eles como um momento de atenção, de cuidado, de amor, e cria importantes laços de afeto entre eles e os adultos.”

Elvira Baby , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X