Elvira Portas Abertas foi um sucesso

No último sábado, dia 24, foi realizado o Elvira Portas Abertas 2019. A mostra de projetos foi um grande sucesso, com um público acima de 1.200 pessoas, que puderam visitar as inúmeras instalações preparadas pelos próprios estudantes.

O evento é uma oportunidade de celebrar o processo de aprendizagem, inovação e empreendedorismo das turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Confira alguns depoimentos sobre a experiência de participar do Elvira Portas Abertas:

“O evento chama atenção pela abordagem das temáticas. Na minha época de escola, fazíamos Feira de Ciências para falar de planetas, experimentações químicas. Já os temas que vimos aqui são muito mais atuais. As crianças estão abordando sobre autoestima e sentimentos, que são muito pertinentes, pois vemos tantos casos de depressão infantil e em adolescentes. Acho importante a escola abordar essa temática. Vimos também várias instalações de monetização, sobre Bitcoin; quer dizer, está superatual também; fake news, que eu acho que é importante eles terem o conhecimento sobre isso para poderem tomar as melhores decisões. E os meus filhos, em particular, estão fazendo um projeto sobre alimentação saudável e acho que esse projeto acabou impactando até dentro da nossa casa. Eles já falam mais sobre alimentação, sobre levar fruta para a escola, consumir menos suco. O Lucas lê os rótulos, a Marina também se preocupa. Então acho que está sendo muito positivo, uma exposição de assuntos muito positiva.”
Caroline Lorusso, mãe da Marina e do Lucas

“Esse tipo de evento é superbacana porque estimula a criatividade, estimula o conhecimento das crianças. Educa e estimula a criança de fato a buscar o caminho certo, mas também mostrando para elas o outro lado. Quais são as consequências de você fazer as escolhas erradas, então acho que isso é bacana, porque mostra os dois lados. Sobre o esforço e trabalho das crianças no evento, é muito legal também. A Clara – falando especificamente da minha filha – trabalhou bastante no projeto, dando o máximo dela, superpreocupada para tudo sair de forma perfeita e querendo de fato a nossa presença aqui.”
Marcelo Abreu de Albuquerque Melo, pai da Clara e do Gabriel

“Os trabalhos estão maravilhosos, com muito conteúdo. Tem bastante coisa interessante. Valeu muito a pena participar.”
Poliana Dinali, mãe do Pedro

“O evento foi muito legal. O pessoal tem um entendimento excelente, uma interatividade. No caso da minha menina, a Mariana, ela fez um jogo bem interativo que trata da vivência, da economia, de problemas. Então a gente está tendo essa oportunidade de vê-los desenvolverem essa habilidade para o futuro. Muito bom mesmo! Parabéns!”
Emerson Cardoso de Mello, pai da Mariana

Metodologia de Projetos

A Metodologia de Projetos é um dos pilares da proposta pedagógica do Elvira Brandão. A cada bimestre, os estudantes são mobilizados para resolverem um problema, um desafio, uma situação. O ponto de partida é sempre uma questão motivadora que provoca os estudantes a se aprofundarem nessa temática e buscarem soluções.

Utilizando ferramentas e conceitos de Design Thinking, método científico, trabalho colaborativo e cultura maker, cada grupo de projeto tem a liberdade de construir sua própria linha de investigação e aprofundamento, gerando trabalhos completamente diferenciados uns dos outros, embora a questão motivadora tenha sido a mesma.

Institucional , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X