Conheça os nossos projetos realizados em abril

Os projetos integram o currículo do Elvira a partir da Educação Infantil e norteiam diferentes disciplinas. Conheça alguns que foram desenvolvidos em abril.

O tema “Somos Todos Heróis” encantou os nossos estudantes, que aprenderam que também temos heróis anônimos, na escola e em casa. Pode ser um professor, um amigo, os pais, por exemplo. O encerramento desse projeto do Fundamental I permitiu que os alunos discutissem quais eram as semelhanças entre os animais e seus heróis favoritos, em inglês, a partir de um vídeo. E também responderam a um quiz como aprofundamento da proposta. Foi um jogo muito divertido.

Ainda no mesmo segmento, o projeto “Eureka!” levantou importantes questionamentos, como: o que eu quero saber? E como posso descobrir?. Uma caixa fechada na sala de aula foi usada para instigar a curiosidade dos alunos e diferentes questionamentos: o que tem dentro da caixa? É pesado? É leve? Tem cheiro?

Então, cada estudante mexeu nela e registrou suas ideias em um portfólio. Em seguida, ela foi aberta para que as hipóteses do grupo fossem confirmadas ou negadas.

Ao final da atividade, a turma ouviu a música “Oito Anos”, da Adriana Calcanhotto, e todos foram convidados a, individualmente, fazer uma pergunta cuja resposta eles gostariam de saber. Os estudantes registraram os questionamentos no portfólio e depois compartilharam com a turma.

As turmas do Fundamental II envolveram-se no projeto “Ficção Científica: como garantir uma vida melhor em um futuro tão distante?”. Os estudantes pesquisaram sobre a coleção En L’Na 2000, realizada entre 1899 e 1910, que projeta as expectativas de Jean-Marc Côté acerca do futuro. Depois, essas imagens foram usadas para comparar com o que temos hoje. Eles também começaram a pensar em tecnologias que poderiam mudar o nosso dia a dia.

O tema “Problemas sociais relacionados à alimentação” foi trabalhado no projeto do 9º ano e Ensino Médio. Os grupos investigaram os problemas sociais relacionados à alimentação e  propuseram uma solução que minimize ou resolva esse problema.  Fotos relacionadas à proposta foram utilizadas como dinâmica de sensibilização no lançamento do projeto.

As turminhas da Educação Infantil mergulharam no universo de Monteiro Lobato com a história de “Os três leitõezinhos”. Nas atividades propostas aos nossos estudantes, foram trabalhadas texturas e aromas com café para representar um chiqueiro, bem como o uso de tintas para pintar os simpáticos porquinhos.

Não categorizado ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X