Área Restrita 2015

INFORMATIVOS

Acontece

Tudo o que acontece no Elvira

O Elvira valoriza a aquisição do conhecimento através de uma diversidade de situações, desafios e interações.

Ensino Médio
Alunos participam do Fórum Faap de Discussão Estudantil 2017
Alunos participam do Fórum Faap de Discussão Estudantil 2017 #1
Alunos participam do Fórum Faap de Discussão Estudantil 2017 #2

Alunos participam do Fórum Faap de Discussão Estudantil 2017

Debater a democracia em pleno feriado é para poucos! Mas os nossos alunos cumpriram essa tarefa com muito talento durante a participação na 13ª edição do Fórum Faap de Discussão Estudantil 2017, no dia 15, feriado de Corpus Christi.

O Elvira foi bem apresentado pelos estudantes Pedro Eddy, Eduardo Pereira, José Rafael, Laura Tominaga, Leo Rybka e Leonardo Friedalnder do Ensino Médio, que tiveram a orientação de cinco educadores e do ex-aluno Thomaz Pougy.

“Essa experiência não ficará restrita a esse evento. Esses alunos estão aprendendo a falar e a argumentar de forma permanente. Isso quer dizer que, daqui para frente, vocês não vão ser enganados, nem manipulados. Se vocês aprendem a falar e a se expressar, vocês aprendem a ser livres e autônomos de verdade”, afirmou o Amauri Dantas de Oliveira, que auxiliou os estudantes durante todo o processo.

Os preparativos para a simulação de como são discutidos os assuntos de agenda internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), atrelados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, começaram em fevereiro, a partir de uma aula inaugural com a temática: “Qual a importância da diplomacia das relações internacionais?”. A partir dessa questão, foram elaboradas estratégias pedagógicas como o uso do jogo War, adaptado para os assuntos tratados, rodas de debates, palestras, entre outros.

Após essa experiência, os seis estudantes passaram a integrar a banca do EB World, uma simulação interna de discussão estudantil, que ocorrerá no final de agosto. Para incentivar outras turmas, eles fizeram uma palestra aos alunos do Fundamental I e II e do Ensino Médio, no final de junho, sobre a participação no fórum. 

“Foi surreal. É algo que você nunca imaginou que pudesse vivenciar ou  que fosse capaz de fazer”, contou o aluno do 1º ano Eduardo Pereira.

Para a aluna Laura Tominaga, do 3º ano, o evento teve caráter colaborativo. “As pessoas são receptivas. Tivemos uma união muito grande”, afirmou a estudante.