Área Restrita 2015

INFORMATIVOS

Acontece

Tudo o que acontece no Elvira

O Elvira valoriza a aquisição do conhecimento através de uma diversidade de situações, desafios e interações.

Todos
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #1
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #2
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #3
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #4
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #5
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #6
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #7
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #8
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #9
Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula #10

Saídas pedagógicas aprofundam os conceitos estudados em sala de aula

Durante o mês de junho tivemos a finalização dos trabalhos das turmas do Elvira. Proporcionamos aos nossos alunos diversas saídas pedagógicas para que os temas estudados no semestre fossem aprofundados.

Veja cada uma delas:

Jardim Botânico

O Maternal visitou as estufas do Cerrado e da Mata Atlântica do Jardim Botânico, como parte do trabalho pedagógico do Projeto “Biomas Brasileiros”. Os alunos também fizeram uma caminhada por uma trilha.

A saída permitiu que os estudantes do Jardim II D descobrissem as diferentes características das espécies vegetais do Jardim Botânico. O tema foi estudado no Projeto “Árvores”.

Museu Catavento Cultural

Os alunos do Jardim I D foram até o Museu Catavento Cultural para aprender mais sobre o funcionamento dos diferentes órgãos internos e externos do corpo humano. O assunto foi investigado no Projeto “O Corpo Humano”. As turmas do 5º ano do Fundamental I também participaram dessa experiência. Com a saída, os alunos aprofundaram os assuntos explorados em sala de aula. 

Zoológico de São Paulo

As turmas do Jardim I A e B foram até o Zoológico de São Paulo para vivenciar na prática os trabalhos desenvolvidos nos projetos “Dinossauros” e “Desvendando o Brasil”.

A turma do Jardim I A conheceu os animais que viveram na Pré-História, suas características e as teorias científicas que explicam sua extinção. Já os  alunos do Jardim I B aprenderam alguns dos conceitos da cultura popular brasileira e viram as obras do artista Gustavo Rosa.

Como vivem as abelhas?

O Jardim II A conheceu a Cidade das Abelhas, em Embu das Artes, para descobrir mais sobre o universo dos insetos, principalmente das abelhas. Eles ficaram curiosos com tudo o que viram no Museu Apícola, na Colmeia Gigante, no Parque Ecológico, entre outros. A saída tinha como proposta desenvolver o trabalho pedagógico do Projeto “Animais e Insetos”.

Mundo animal encanta as crianças

“Que bicho é esse?”. Essa era a pergunta que os alunos das turmas do 2º ano do Fundamental I faziam a todo momento durante a saída ao Zooparque, em Itatiba. Os estudantes ficaram encantados com a diversidade de bichos que conheceram.

Museu da Imigração

A visita ao Museu da Imigração com os alunos do 4º ano do Fundamental I proporcionou novos conhecimentos sobre o processo imigratório no Brasil e a sua influência em nossa história.

Nascente do Rio Tietê

O Projeto “Acabou a água. E agora?” foi o tema estudado pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I durante dois meses. Nesse tempo, eles pensaram em soluções para evitar o desperdício de água e para usá-la de forma consciente. A turma esteve na nascente do Rio Tietê, em Salesópolis, para acompanhar o ciclo de tratamento de água e rever os conceitos estudados. 

Indo às compras!

Com apenas R$ 10, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I foram fazer compras no supermercado Carrefour, perto do colégio. Eles pesquisaram os preços antes de escolher os produtos e buscaram boas ofertas nas prateleiras. A turma ainda aprendeu a administrar o dinheiro que cada um levou.

Os alunos compraram muitas frutas gostosas, que foram usadas para preparar uma saudável salada de frutas na área de culinária do Elvira. 

Y tu? Hablas español?

Los estudiantes de español conocieron el Memorial de la América Latina, un espacio cultural ubicado, en Barra Funda. El centro fue creado por Darcy Ribeiro y Oscar Niemeyer. Consiste en un lugar de exposición de las culturas latinoamericanas. Allí, los estudiantes experimentaron un auténtico intercambio pues entraron en contacto con diferentes países. ¡Toda la explicación fue en español! ¡Que viva la América!