Área Restrita 2015

INFORMATIVOS

Acontece

Tudo o que acontece no Elvira

O Elvira valoriza a aquisição do conhecimento através de uma diversidade de situações, desafios e interações.

Todos
Apresentação ICLOC
Apresentação ICLOC #1
Apresentação ICLOC #2
Apresentação ICLOC #3
Apresentação ICLOC #4

Apresentação ICLOC

Nesse último sábado, dia 27 de maio, os profissionais do Elvira participaram do IX Congresso ICLOC - um dos eventos pedagógicos mais importante na área da educação que reúne educadores de todo o Brasil para compartilhar práticas inovadoras em sala de aula. O Elvira Brandão é uma das escolas organizadoras do evento e participou apresentando 5 práticas e realizando a mediação em mais 6 sessões coletivas. Confira os trabalhos que levamos ao Congresso:
 
• Método Científico e Modelização Matemática
Educadores: Dayane Faria e Adrian Fuentes
Este trabalho visa a transformar a relação dos estudantes do Ensino Médio com as ciências exatas, fazendo com que atividades densas e cansativas se tornem mais interessantes e buscando a relação entre a física experimental e a modelagem matemática. Nosso objetivo foi proporcionar uma atividade em que o estudante fosse protagonista da construção do seu próprio conhecimento e que focasse no desenvolvimento das habilidades e competências hoje tão discutidas no ramo da educação. Como resultados, obtivemos a demonstração da fórmula do comprimento de uma circunferência e a validação do método científico como ferramenta de construção de argumentos.
 
• Trabalhando com projetos: narrativas sobre o itinerário de implantação para o desenvolvimento desta metodologia no Elvira Brandão
Educadoras: Claudia Pantojo, Juliana Cipriani e Simone HarmsNo início de 2016, um grupo de educadores iniciou os estudos em metodologia de projetos, com base na equipe especializada da PUC, visando a aprofundar os conhecimentos sobre a temática. Através de encontros semanais, a reflexão repensar sobre a prática pedagógica cotidiana fortaleceu as formações do corpo docente.
As reuniões deixaram de ser fragmentadas e passaram a ser laboratórios experimentais para elaborar as formações pedagógicas semanais em estações, com a participação ativa dos professores na construção dos planos de ação dos projetos. A partir dessas células, houve a concepção e a materialização do "diário de bordo" para os estudantes, com a função de armazenar detalhadamente os registros de todas as etapas do desenvolvimento do projeto. Em 2017, a célula de metodologia de projetos tem realizado encontros semanais para a formação e o aprofundamento nas discussões dos projetos em andamento na instituição.
 
• Contribuições de egressos na organização, auxílio e planejamento para o Fórum Faap 2017 do colégio Elvira Brandão.
Educador: André Aly e ex-aluno Thomas Pougy
Este trabalho tem o intuito de compartilhar as experiências relacionadas ao processo de organização e planejamento, criados em conjunto pela escola e pelo egresso, do plano estratégico para a participação dos estudantes do ensino médio do colégio Elvira Brandão no Fórum Faap 2017. Seu objetivo relaciona-se, ainda, à consciência da importância da abertura escolar para a participação de egressos em eventos e projetos do colégio, de forma geral. 
O plano desenvolvido foi aprovado e sintetizado em quatro etapas básicas, sendo elas: 1- prévia sensibilização dos estudantes e aula inaugural, 2 - desenvolvimento dos textos a partir da temática do Fórum FAAP, 3 - estudos aprofundados a partir dos países recebidos e comitês escolhidos, 4 - oratória, retórica e expressão corporal.
Como resultados parciais, temos percebido que essa forma de organização tem proporcionado diretrizes mais objetivas aos educadores envolvidos e, consequentemente, tem trazido mais legitimidade e segurança para os próprios estudantes.

• Células de formação- Multiplicando Aprendizagens
Educadores: Adriana Cruz, Adrian Fuentes e Claudia Pantojo
A criação de núcleos (células) de estudos e aprofundamento sobre as práticas pedagógicas, no Elvira Brandão, principalmente sobre o uso das metodologias ativas, cultura maker, avaliação e projetos está sendo imprescindível para que a escola alcance processos e resultados mais coerentes com sua proposta pedagógica de inovação. O projeto iniciou-se em 2015, de forma autônoma e colaborativa dos envolvidos, sem remuneração e de acordo com a disponibilidade de datas e horários dos componentes da célula. Como resultados parciais percebemos a evolução e a consolidação do movimento ininterrupto de organização, estruturação e aprimoramento dos suportes para a implantação das práticas em inovação do Elvira Brandão, desde 2015, através do fortalecimento da nova cultura escolar incentivadora e apta à formação continuada legitimando nossas ações e planos de aprendizagem.

 
• Pericia - Investigação criminal 
Educadora: Vânia Valente e ex-aluno Thomaz Pougy
Este projeto foi proposto aos alunos com o objetivo de integrar as áreas das Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos, estabelecendo uma ligação com as séries de TV relacionadas à investigação de crimes e promovendo também o trabalho em equipe.
Os estudantes do 3º ano desenvolveram um roteiro de um assassinato e montaram uma cena de crime para que os seus colegas do 9º ano, utilizando seus conhecimentos e adquirindo novos, elucidassem. Foram plantados vestígios e pistas, que através de experimentos laboratoriais e uso de um sistema policial “fake” programado pelos próprios alunos, ajudaram na investigação.
O resultado superou as expectativas e despertou um grande interesse dos alunos do 9º ano para estudarem os conteúdos que viram aplicados.