Área Restrita 2015

INFORMATIVOS

Acontece

Tudo o que acontece no Elvira

O Elvira valoriza a aquisição do conhecimento através de uma diversidade de situações, desafios e interações.

Fundamental II
ONG ALQUIMIA
ONG ALQUIMIA #1
ONG ALQUIMIA #2
ONG ALQUIMIA #3
ONG ALQUIMIA #4
ONG ALQUIMIA #5
ONG ALQUIMIA #6

ONG ALQUIMIA

"Uma das premissas da área de projetos sociais do Elvira é a de não ter um caráter assistencialista, mas, sim, construir, a partir da problematização dos assuntos colocados em pauta nos projetos pedagógicos, soluções que tenham um impacto efetivo na vida das pessoas", afirma a Gestora de Projetos Sociais do Elvira, Katia Campanile.
 
Além de entenderem a importância de uma ação construtiva, outro ponto essencial do contato dos alunos com Projetos Sociais é a sensibilização. Em função disso, desde o início do relacionamento com a ONG Alquimia, os estudantes do 6º ano se envolveram para entender o porquê dessa parceria e puderam vivenciar, na prática, os conceitos e valores construídos ao longo de um mês, durante as aulas de projeto.
 
Os alunos se organizaram em grupos e cada um tratou de solucionar uma tarefa específica, como falar com o pessoal da perua explicando o porquê da ação e verificando se algum deles poderia levá-los até lá. Outros grupos solicitaram dos colegas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio sugestões de ideias de como outras crianças e jovens poderiam contribuir na continuidade desse projeto com a ONG.
 
Dessa visita, as estudantes Maria Clara Toaldo e Gabriela Niyamura sentem que o que mais as marcou foi o ato de se colocar no lugar do outro. "Nós estudamos bastante sobre empatia, nos preparamos para levar cadeiras que não usávamos mais aqui e que eles colocariam nas salas de aula deles. Nos sentimos muito bem em poder ajudar e foi muito mais legal do que eu esperava, porque nós brincamos no parquinho de lá e ainda aprendemos novos jogos".
 
O projeto também contou com o engajamento das famílias. Foi solicitada a participação das mães e pais no envio de um prato saudável para o lanche coletivo, bem com o auxílio no transporte do mobiliário que foi doado. Thaís do Nascimento, mãe de uma das alunas, ajudou no transporte e lanches e relata que ficou muito feliz em saber que o colégio se propõe a participar de ações sociais. "Foi um prazer ajudar no transporte e passar um tempinho com as crianças, ver a interação deles com os alunos do Elvira e vice-versa. São crianças lindas, com histórias diferentes que merecem nossa compreensão e respeito. Foi muito bom ver o quanto os alunos se interessaram e se envolveram na causa também."