Área Restrita 2015

INFORMATIVOS

Acontece

Tudo o que acontece no Elvira

O Elvira valoriza a aquisição do conhecimento através de uma diversidade de situações, desafios e interações.

Todos
Quem dá voz para as histórias
Quem dá voz para as histórias #1
Quem dá voz para as histórias #2
Quem dá voz para as histórias #3
Quem dá voz para as histórias #4
Quem dá voz para as histórias #5

Quem dá voz para as histórias

Ana Stave é a pessoa responsável pela Biblioteca do Elvira. Sempre com um sorriso no rosto e pronta para dar um abraço aconchegante, ela faz da Biblioteca um ambiente ainda mais agradável para quem chega ali querendo indicação de livro ou ouvir uma boa história. 
 
Há 6 anos trabalhando no espaço, ela costuma atender crianças do maternal até o Fundamental I, mas principalmente as que estão na fase de alfabetização, e afirma que foram os próprios alunos que a ajudaram a construir seu modo de narrar histórias, a partir das reações e curiosidades de cada um.
 
Durante a conversa, ela cita um fato que aconteceu recentemente. “Chegaram dois meninos que estavam brigados um com o outro e por acaso eu estava com esse livro aqui”. Da sua mesa cheia de livros, ela pega uma obra com capa amarela e vermelha que tem um desenho de lobo na capa - o Lolô (Grégoire Solotareff - Companhia das Letras) - e começa a folheá-lo, explicando o porquê de ter escolhido ele especificamente para aquela situação. “O livro conta a história de um lobo que fica amigo de um coelho, algo que não é ‘natural’, já que na natureza o lobo come o coelho. A minha intenção com isso foi mostrar para eles que não é preciso ‘ficar de mal’ ou brigar, e que até o lobo e o coelho podem se tornar bons amigos”.
 
Durante essa contação de história, Ana fez cada um dos meninos incorporarem um dos personagens para vivenciarem mais intensamente a obra e encerra dizendo: “eu sei que eu plantei ali uma sementinha. Eu gosto de contar história assim, que deixa uma mensagem, não aquele ‘Era uma vez…’, quero plantar neles um despertar de emoção e humanização.”