Elvira participa do 10º Congresso ICLOC e destaca-se com 21 trabalhos

O que precisa para ser inovador? Com essa pergunta, a professora de Português Vivian Avanci, do Fundamental II, iniciou a sua apresentação no 10º Congresso ICLOC Práticas na Sala de Aula, que teve como tema: A experiência da mudança de paradigma: do tradicional para o inovador.

A provocação aos participantes foi respondida com uma palavra: coragem! Sim, é preciso ter coragem para mudar aquilo que estamos acostumados a fazer uma vida inteira. “Para mudar, você precisa ser corajoso para sair da zona de conforto. Deixei tudo o que fui há 22 anos para mudar o meu jeito de ser e inovar. É uma gratificação ver isso acontecendo”, afirmou Vivian.

O trabalho de Vivian foi um dos 21 apresentados pelos professores do Elvira no ICLOC. Ao todo, foram 1.065 trabalhos inscritos no congresso em mais de 200 sessões sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula com os alunos.

Vivian trabalhou em escola tradicional por muitos anos antes de dar aula no Elvira. Embora enfrentasse dificuldades em inovar, insistia em oferecer aos alunos formas inovadoras de aprendizado, como provas em formato de quiz, resenhas de livros com aplicativos, entre outras práticas.

“Percebi que tinha que inovar quando comecei a dar aula de Português. Não queria uma aula de Português chata. A língua portuguesa é linda e eu queria que os alunos a achassem linda também. Precisamos nos construir o tempo todo, pensar na aula o tempo todo e transformar. As coisas surgem na sala e os alunos dão sugestão. No Elvira, respiramos inovação”, contou a professora.

Os temas do Congresso despertaram interesse dos participantes para as práticas que temos desenvolvido no colégio e a nossa gestão estratégica. “Um dos principais temas abordados foi o planejamento estratégico, tanto o planejamento pedagógico quanto o planejamento institucional: como temos feito essa gestão inovadora e como o professor faz a gestão da sala de aula de uma forma inovadora através do uso do Canvas.

Foram apresentados trabalhos sobre essa ferramenta na Educação Infantil, na gestão estratégica, no Fundamental I e na gestão institucional. O tema ganhou destaque no evento”, contou a articuladora pedagógica Lu Gama.

Outro destaque no 10º ICLOC foi a nossa Colmeia. “Várias pessoas vieram nos pedir mais informações, curiosas com o trabalho inovador da Equipe da Colmeia do Elvira”, disse.

O educador da Colmeia, Raul Santos, apresentou dois trabalhos: Atmosfera Artística: “Atravessando espaços e movimentando pessoas” e “A Escola em Movimento, um encontro entre o cordel, o baião e a xilogravura”, com a participação da abelha Rebeca Andrade de Castro e da professora Marisa Trevilato, respectivamente.

Apresentado pelos educadores Raul e Rebeca no Congresso ICLOC

Palestra Atmosfera Artística: “Atravessando espaços e movimentando pessoas” apresentada no Congresso ICLOC

 

Foi a sua primeira participação no ICLOC. A estreia surpreendeu os participantes, principalmente quando Raul e Rebeca quebraram um relógio para falar que no Elvira não tem aula de arte. “Fizemos isso para simbolizar que a arte está em todo o lugar, o tempo todo”, explicou Raul.

O gestor pedagógico da Colmeia, Fernando Ensinas, apresentou o tema “Três pressupostos para a gestão da Inovação: construção em grupo, organização e formação”. Fernando explicou o processo de construção da gestão da Colmeia, que começou há um ano e seis meses. “E continuamos construindo até hoje”, ressaltou.

Fernando contou sobre seu processo de construção e seu conceito. “Tínhamos uma ideia do que poderia ser, mas não tínhamos clareza sobre como funcionaria. Então, precisamos organizar tudo isso. Após essas definições, fomos em busca de qualidade. Vimos a urgência na formação dessas ‘abelhas’ que hoje compõem a Colmeia para ter uma qualidade cada vez maior”, explicou o gestor.

Mas como gerir tudo isso? Enfrentou resistência das famílias? Foram alguns dos questionamentos dos participantes. Para Fernando, um dos principais desafios é conseguir acompanhar a todos e estar conectado e próximo da equipe de mais de 40 pessoas.  “Nos rostos da plateia não estava uma interrogação, mas um olhar de surpresa por esse movimento estar acontecendo e por estarmos com esse olhar para a educação”, afirmou Fernando.

Confiram as fotos dos trabalhos apresentados em nossa galeria.

 

 

Elvira Baby, Elvira Infantil, Elvira Plus, Ensino Médio, Fundamental I, Fundamental II , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X