BNCC: conheça as competências gerais que garantem a formação humana integral do estudante

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conteúdo orgânico essencial que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Diferente de um currículo unificado, ela fornece um conjunto de objetivos a serem realizados, servindo para orientar a elaboração e revisão dos currículos escolares. Cada escola tem a liberdade de desenvolver seu próprio currículo, seguindo seus valores e ideais, para realizarem esses objetivos à sua maneira, mas esses currículos devem estar em conformidade com o que é estipulado pela BNCC.

No entanto, há uma preocupação com a formação integral de cidadãos capazes de construir uma sociedade mais inclusiva, justa e democrática. Para isso, a BNCC determinou uma lista de 10 competências gerais que descrevem o tipo de estudante que se deseja formar. 

São elas: 

  • Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Repertório cultural
  • Comunicação
  • Cultura digital
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania

A BNCC e a educação infantil

Naturalmente, para cada etapa da Educação Básica a BNCC prescreve uma abordagem diferente. Para as crianças de 0 a 5 anos, por exemplo, não é adequada a divisão em disciplinas ou áreas do conhecimento que caracteriza a maior parte dos anos escolares. O que temos, em vez disso, são os campos de experiência e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, o que representa a maior inovação da BNCC nesse quesito.

Os campos de experiência servem para ajudar o professor a planejar e preparar suas atividades, tendo uma ideia das capacidades fundamentais que devem ser desenvolvidas. 

Os cinco campos de experiência são: 

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Dentro do campo “Eu, o outro e o nós”, por exemplo, que engloba experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, um dos objetivos que se espera que a criança aprenda é “manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida”.

Já os direitos de aprendizagem e desenvolvimento delimitados pela BNCC são seis:

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Cada um desses direitos promove situações que ajudam a criança a se desenvolver como um indivíduo inserido em sociedade, consciente de si mesmo, inclusive de seu corpo e sentimentos, e capaz de interagir de maneira significativa tanto com as outras crianças quanto com os adultos.

Aprender brincando

Segundo o texto da BNCC, “a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações”. E a principal ferramenta à disposição do educador, para esse propósito, é a brincadeira.

Brincar é um dos seis direitos de aprendizagem da criança, mas, além disso, todos os outros também apontam para a brincadeira. É brincando que a criança aprende a conviver com o outro, a respeitar regras (através de jogos, por exemplo) e resolver conflitos, a participar das atividades e a se expressar.

Com brincadeiras direcionadas e planejadas com atenção, o educador consciente dos seus objetivos pode desenvolver habilidades específicas, como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal, comunicação linguística, inteligência emocional e relacionamento interpessoal. Mesmo a forma de brincadeiras “livres”, incentivadas pelos educadores, podem ser úteis para estimular a autonomia e a criatividade das crianças, além de expandir o vocabulário, aprender novas palavras e muito mais.

Elvira Infantil, Institucional , , , , , ,

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