Adaptação na Educação Infantil: como passar por esse processo

Um novo ambiente escolar pode ser desafiador, mas dicas podem ajudar enfrentar esse desafio com mais confiança

Com algumas dicas e cuidados, a adaptação de uma criança no ambiente escolar pode se transformar em momentos valiosos para o vínculo entre a família, o estudante e a escola.

É muito natural que sentimentos como insegurança e ansiedade surjam no início. Tanto para a criança quanto para os próprios pais. E não pense que é mais fácil para aqueles que já estavam na escola antes, pois não é. Mudanças de sala, de professores, de colegas de classe também costumam manifestar esses tipos de sentimentos.

Para uma adaptação tranquila
Segundo Sandra Sacramento, gestora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Elvira Brandão, a escola trata o assunto com muito carinho, pois entende que o início de um novo ciclo na vida das crianças tem um grande peso.

“Esse processo é gradual, para que a criança tenha tempo de criar novos vínculos no ambiente escolar, se sentir segura, acolhida, conhecer novos espaços e se reconhecer como parte de um novo grupo. Respeitando, sempre, o tempo de cada um”, explica Sacramento.

E o papel dos pais nesse processo é fundamental, pois eles precisam estar seguros em deixar seus filhos na escola. “As crianças sentem essa segurança e então a adaptação se torna cada vez mais tranquila”, comenta.

A nova rotina das crianças
Para facilitar a chegada das crianças a esse novo universo, Sandra Sacramento conta um pouco sobre a rotina da adaptação no Colégio:

“Com as crianças de até três anos, fazemos a entrada de maneira gradativa. No primeiro dia de aula, iniciamos apenas com os estudantes que já são da escola, que já se conhecem e estão mais acostumadas com a rotina escolar. Nesse momento, é feito um trabalho de criação de vínculo com as educadoras dessa nova etapa”, conta Sacramento.

Aos que estão chegando pela primeira vez na escola, a dinâmica é diferente e, num primeiro passo, envolve principalmente a família. “Recebemos a família toda para uma conversa com a gestão pedagógica, esclarecemos algumas dúvidas e anseios sobre a escola. Esse período também chamamos de adaptação”.

Para as crianças de zero a três anos, é montado um cronograma com uma duração média de uma semana, que normalmente é o tempo que as crianças levam para se adaptar à nova escola e educadores no Elvira Brandão.

Nesse cronograma, são combinados dias e horários em que a família deverá estar presente na escola junto com a criança, começando com duas horas por dia e, gradativamente, essas horas se aumentam até completar o período contratado pela família para a permanência do pequeno.

Firmando parcerias e relações afetivas
“É importante que os pais tragam a criança, que apresentem a escola, entrem na sala, deixem a criança à vontade para explorar os ambientes. Já ambientada, a professora da turma se aproxima, cuidadosamente, para iniciar uma interação. Sempre atenciosa e amável, a professora busca criar um laço de confiança com a criança e, nesse momento, a família começa a se afastar do campo de visão dela, mas sempre avisando onde estará. Explicamos aos pais que eles nunca devem sumir de forma inexplicada”, explica Sacramento.

Os pais também são orientados a levarem objetos para a escola que sejam referência para a criança. “É como se ela estivesse em uma extensão da casa dela, assim se sente mais confortável na escola”, conta.

A partir do momento que a criança aceita a educadora como referência, ela é introduzida aos poucos à rotina escolar. Nos primeiros dias, explora alguns novos espaços e faz novas amizades, vai se aproximando das atividades propostas em sala, das rodas de conversa e tudo mais que compõe a vida escolar.

“Na maioria das vezes, a criança já está adaptadas ao novo ambiente, mas ainda não à nova rotina, então não forçamos as crianças a participarem de determinadas atividades. Permitimos a ela liberdade para observar as dinâmicas e se sentir segura para participar no momento que lhe parecer mais tranquilo. Mas não deixamos nunca de convidá-la a participar desse processo”, finaliza.

Caso tenha se interessado em conhecer a nossa Educação Infantil, agende uma visita. Teremos prazer em recebê-lo!

Elvira Infantil , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X